OBJETIVOS
Capacitar
o participante a utilizar o RPG em sala de aula, desde
a seleção do conteúdo didático
até a avaliação final dos resultados,
passando pela criação do universo em
que se desenvolverá a aventura, pela criação
da história e aplicação em sala de
aula.
Praticar
técnicas de criatividade adequadas à elaboração
de histórias compatíveis com o objetivo pedagógico.
Praticar
o RPG como mestre, personagem não jogador e personagem
jogador.
PROGRAMA
Vivência
de aventura pedagógica
Os personagens
Mestre
Personagens jogadores (PCs)
Personagens não jogadores (NPCs)
Sistemas
de RPG mais adequados à aplicação
pedagógica
Características
básicas
Como escolher um sistema em função do seu objetivo pedagógico
Elaboração
e aplicação de aventura pedagógica
Preparação
da aventura
Selecionando o conteúdo didático
Determinando a aplicação prática do conteúdo
didático
Criando o universo e a história da aventura
Técnicas de criatividade
Apresentação
da aventura para a classe
Como
mestrar uma aventura em sala de aula
Elementos facilitadores e solução de problemas durante a aventura
Colocando
em prática os conhecimentos adquiridos
Elaboração
de aventura pedagógica pelos participantes
Vivência das aventuras criadas
Análise
de resultados e esclarecimentos
METODOLOGIA
O
programa utiliza o RPG para treinar o RPG. É vivencial,
lúdico, informal.
O
participante vivenciará duas aventuras (uma criada
pelo instrutor e outra por seus colegas) e participará da
elaboração de duas aventuras (uma em conjunto
com o instrutor e outra com sua equipe de trabalho). O
participante dirigirá uma aventura, como mestre
e em conjunto com sua equipe de trabalho.
Os
participantes terão à disposição
exemplares para consulta de todos os sistemas de RPG citados
durante o programa.
POPULAÇÃO
ALVO
Professores
do 1º ao 3º graus. Professores de línguas,
de cursos técnicos e profissionalizantes. Coordenadores
pedagógicos, psicólogos educacionais.
DURAÇÃO
16
horas
COORDENAÇÃO
Alfeu
Marcatto, psicólogo, CRP-13172.
Autor do livro Saindo
do Quadro que apresenta a metodologia para a aplicação
do RPG em sala de aula. |